quarta-feira, junho 29, 2022

Latest Posts

Prefeitura anuncia conjunto de ações para mulheres na capital baiana

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), é marcado por um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura de Salvador em prol do público feminino. Uma das iniciativas é a Caravana da Mulher, que acontece na Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, em Nazaré, cuja abertura contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos, além de gestoras municipais. Na ocasião, também foram apresentadas duas ações instituições do Município: a instituição do Programa Alerta Salvador como política pública e a criação do Observatório Municipal de Combate à Violência contra a Mulher.

O prefeito ressaltou a importância das ações oferecidas na Caravana da Mulher, além de todas as atividades implementadas pela Prefeitura durante este mês de março e ao longo do ano. “Começamos a qualificar e preparar as mulheres de nossa cidade para se inserir neste mercado onde, com certeza, também serão protagonistas. Também trazemos outras atividades de cuidado e proteção. E para isso, as mulheres da Prefeitura, cada uma em sua área de atuação, fazem algo para contribuir e desempenhar um bom papel e, assim, ajudam a mudar a vida de outras mulheres de Salvador”, declarou Bruno Reis.

Homenagem – Durante a cerimônia, o prefeito Bruno Reis relembrou a necessidade de garantir às mulheres o respeito e a igualdade de direitos. “Esse 8 de março é importante também para reverenciar e chamar atenção para diversos aspectos, preconceitos e para o tratamento desigual que muitas mulheres ainda sofrem sozinhas redor do mundo. Ainda há muita violência e discriminação no campo profissional – hoje, uma notícia trouxe o fato de que, a cada dez mulheres que retornam da licença-maternidade, quatro são demitidas”, disse.

O gestor também aproveitou para homenagear as mulheres que ocupam a maioria dos cargos de chefia, nas diversas pastas que compõem o secretariado municipal. “O que era uma aposta, após 14 meses, virou uma certeza, e só tenho a agradecer o apoio de todas vocês. Neste tempo de gestão, cada uma brilhou em sua área”, completou Reis.

Na esteira das homenagens, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Mattos, destacou a influência positiva e a importância da força da mulher para o andamento dos trabalhos na gestão municipal. “O maior legado da última gestão, que segue nesta, é o acesso às políticas públicas de promoção social, de fomento à saúde, o emprego e a renda. Salvador possui cerca de 60% de residências chefiadas por mulheres, e é com amor, sororidade e união que Salvador desponta para o mundo. Temos a força da mulher e, neste mundo desafiador, com pandemia e guerras, podemos ensinar amor e união a este mundo, tornando-o um lugar melhor para morar”.

Com atividades até às 14h desta terça-feira, a Caravana da Mulher oferece serviços como atualização do CadÚnico; confecção do cartão SUS; inscrição no programa Primeiro Passo; vagas de emprego via Simm Mulher; inscrição no Minha Casa Minha Vida; atendimento à mulher em situação de violência doméstica; atendimento médico; atendimento odontológico; marcação de mamografia; teste rápido para HIV, hepatites e sífilis.

Além disso, o público feminino também recebe orientação nutricional; antropometria; orientações da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon); espaço de beleza com corte de cabelo, análise capilar, esmaltação, limpeza de pele, maquiagem e massagem; Espaço Kids, com pintura facial infantil, fantoches, brincadeiras, oficina de monotipia; além de oficinas de prevenção à violência doméstica, como montar currículo, ações do Empreendaê Jovem, comportamento em entrevista de emprego e montagem de horta em casa.

Iraci Franco de Almeida, moradora de Sussuarana, aproveitou a ação para resolver algumas pendências na Caravana da Mulher. Ela afirmou que ter acesso a serviços tão importantes é, de fato, um presente neste Dia das Mulheres.  “Quando soube do evento, vi que era a oportunidade de organizar minha vida. Vim atualizar meu cartão do SUS, buscar um atendimento odontológico e procurar por uma vaga de emprego. É muito bom poder fazer tudo isso em um só lugar”, comemorou.

Demais ações – Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o programa “Alerta Salvador – Juntos pela Erradicação da Violência contra a Mulher” torna-se uma ação de política pública municipal, com previsão obrigatória de ações integradas para a erradicação da violência contra a mulher. A iniciativa entra em vigor em conjunto com a criação do Observatório Municipal da Violência contra a Mulher de Salvador.

São eixos de ações do programa a educação de mulheres, homens, meninas e meninos sobre a violência doméstica contra a mulher e o fomento do respeito às mulheres. Também visa identificar e diagnosticar situações de violência doméstica contra a mulher; referenciar, atender, orientar e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica, bem como encaminhá-las à rede de enfrentamento à violência doméstica da capital baiana; acolher mulheres vítimas de violência doméstica e oferecer orientação quanto à assistência psicológica, jurídica e social a essas pessoas.

Estão previstas ainda ações de prevenção, conscientização, ampliação das denúncias e transformação social relacionadas à erradicação da violência doméstica contra a mulher. Além disso, o programa prevê capacitações de pontos focais em órgãos públicos ou estabelecimentos privados, capacitação da população por meio de palestras, seminários, webinários, fóruns, campanhas e outras ações educativas relativas à violência doméstica ou à promoção de autoestima e autocuidado da mulher, com estímulo à autoidentificação da violência, a partir da aplicação e conhecimento sobre o instrumento do “violentômetro” e da aplicação e conhecimento sobre o instrumento do “Ei, Moça”, que deve alertar sobre a violência doméstica contra a mulher em banheiros públicos femininos.

Outro ponto da iniciativa é o direcionamento da mulher para os Centros de Referência de Atenção à Mulher (Crams), bem como outro órgão da rede referenciada –, de acordo com o fluxograma específico de atenção à mulher e do formulário de acompanhamento físico ou virtual, com aplicação do formulário de diagnóstico, por equipe técnica responsável, dentre outras atividades.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.