sexta-feira, julho 1, 2022

Latest Posts

Gepa promove educação ambiental em escolas de Salvador

Em mais um investimento para ampliar e fortalecer a rede de atenção básica de Saúde de Salvador, a Prefeitura entregou, nesta quinta-feira (24), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Lealdina Barros, situada no Vale da Muriçoca, na Federação. A estrutura vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas que moram na localidade, e foi inaugurada durante solenidade realizada pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

A USF era uma demanda antiga de quem vive nas localidades do Vale das Muriçocas e Parque São Braz. A construção contou com colaboração da associação de moradores, que concedeu o terreno à Prefeitura. O prefeito destacou a importância da unidade e da homenagem à Lealdina Barros, ex-secretária da SMS e assessora da pasta, falecida em 2020.

“Essa entrega ocorre devido a um trabalho feito em parceria. Quando as pessoas dedicam seu melhor para um projeto, as coisas acontecem. E a história de Lealdina se confunde com a história da saúde em Salvador nas últimas décadas. Ela tinha amor às pessoas e hoje estamos prestando uma justa homenagem para uma mulher que dedicou sua vida ao avanço da saúde em Salvador”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ressaltou que essa é a terceira USF entregue na atual gestão, e outras quatro estão a caminho. “Vamos universalizar cada vez mais a saúde na capital baiana. E isso gera impactos na vida das pessoas, desde o pré-natal até as políticas de saúde das mulheres”.

Estrutura – Com investimento de R$1,6 milhão, a unidade possui dois pavimentos e conta com suporte de quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal que farão atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos, realizando acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a capacidade diária de atendimento é de 650 pessoas.

Os procedimentos oferecidos à população incluem serviços de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, curativos, confecção do Cartão SUS (2ª via) e vacinação, além de dispensação de medicamentos.

A estrutura do posto é composta por uma sala de coleta, quatros consultórios odontológicos, cinco consultórios clínicos, três consultórios ginecológicos, sala de curativo, sala de procedimentos – com banheiro, sala de imunização, recepção, sanitários, sala de esterilização, farmácia, auditório, entre outras instalações.

Cobertura – Atualmente, a cobertura de atenção primária à saúde do Distrito Sanitário de Barra/Rio Vermelho, da qual a USF Lealdina Barros faz parte, é de 30,68%. O território, agora, dispõe de 13 equipamentos voltados para esse tipo de atendimento, totalizando sete USFs e seis unidades básicas de saúde. Entre 2012 a 2021, houve uma ampliação importante na Atenção Primária à Saúde em Salvador, de 18,6% para aproximadamente 56%, segundo dados da SMS.

Ouvindo Nosso Bairro – Na ocasião, o prefeito anunciou também o início das obras de recapeamento da Ladeira Manoel Bonfim, no Engenho Velho da Federação. A intervenção foi a mais pedida pelos moradores da região, através do programa Ouvindo Nosso Bairro.

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.