Educação ambiental em destaque: conheça os passeios guiados no Zoológico de Salvador

O Parque Zoobotânico de Salvador é um espaço de lazer gratuito dedicado ao aprendizado e à conscientização sobre a vida selvagem. Para enriquecer a experiência dos visitantes, o Zoo oferece uma variedade de passeios guiados que exploram diversos aspectos. Atualmente, existem quatro tipos de visitas disponíveis: o Zoo Noturno, o Zoo Educar, o Zoo Guia e o Zoo Especial. Os passeios ocorrem de terça a sexta-feira, cada um com um objetivo específico de educar e oferecer uma observação única dos animais. Além disso, é assegurada acessibilidade para os visitantes.

A bióloga Samantha Grimald, responsável pelo setor de educação ambiental do zoológico, destaca a relevância da educação ambiental no Zoo: “Através dos passeios guiados, os visitantes se conectam com a biodiversidade, se sensibilizam com as causas da conservação da fauna em cativeiro e levam conhecimentos para toda a vida.” A bióloga disse que a estrutura de cada tipo de visitação é planejada para garantir a segurança e o conforto dos participantes e dos animais.

Para aproveitar essas experiências educativas é necessário agendar sua visita guiada com antecedência, através do e-mail: [email protected]. Explore o Zoológico de Salvador de uma forma completamente diferenciada e saia com uma compreensão mais profunda da vida selvagem e da sua conservação. “Vale ressaltar que nossa demanda de atendimentos é alta, e para o mês de novembro já temos a agenda completamente preenchida com consultas agendadas. As visitas do zoológico às escolas para o ano de 2023 também estão com todas as datas reservadas.”, explicou.

Visitas guiadas

Você já imaginou ter uma experiência única conhecendo as espécies que são geralmente mais ativas à noite? O Zoo Noturno oferece essa oportunidade em datas específicas, as quais são sempre divulgadas nas redes sociais do Zoo. Para garantir o bem-estar dos animais, o número de visitantes é limitado e a visita é adaptada para ambientes com pouca luz, permitindo que os visitantes observem, conheçam e respeitem os animais de hábito noturno.

Já o Zoo Educar é dividido em dois tipos: o projeto ‘Aprendendo no Zoo’ recebe até 30 estudantes por visita, proporcionando uma experiência diferenciada. E o projeto ‘Zoo vai à Escola’ leva conhecimento sobre a importância do zoológico, seu funcionamento e a conservação da biodiversidade brasileira para escolas públicas da capital. Os projetos utilizam metodologias educacionais para aprofundar o conhecimento dos estudantes, com idade a partir dos 5 anos.

O Zoo Especial se destaca ao oferecer um atendimento adaptado para pessoas com deficiência (PcD). Com guias especializados e instalações especialmente preparadas, o programa visa assegurar que todos tenham a oportunidade de desfrutar e aprender sobre a vida selvagem. Essa iniciativa demonstra o compromisso do zoológico de Salvador em promover a inclusão e a acessibilidade para todos os visitantes.

Agora, o Zoo Guia oferece aos visitantes que chegam ao Zoo um passeio com guias da educação ambiental do zoológico. De terça a sexta-feira, você pode solicitar do setor de educação ambiental um passeio guiado gratuito. O profissional explicará de maneira atenciosa e didática sobre a importância e curiosidades dos animais silvestres.

Fonte: Ascom/Inema

Foto: Divulgaçãi/Inema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.