Veleiro e histórias da Expo Darwin 200 encantam estudantes da rede estadual

Estudantes de seis colégios estaduais de Salvador tiveram uma aula diferente, nesta segunda-feira (23), na “Expo Darwin 200: a Bahia na década dos oceanos”, que acontece até sexta-feira (27), no Terminal Marítimo de Salvador. Os 228 alunos percorreram as instalações do maior veleiro de bandeira holandesa do mundo, o Oosterschelde, e se encantaram com a estrutura da embarcação e o sentido do trajeto percorrido pela tripulação com foco na conservação dos oceanos.

A beleza do veleiro chama a atenção ao primeiro olhar, sobretudo pelo conjunto imponente de velas. Muitos outros detalhes despertaram o interesse dos estudantes, que tiveram contato com jovens líderes conservacionistas que integram a viagem de dois anos, refazendo a rota visitada pelo naturalista Charles Darwin, em sua expedição de 1831. Darwin foi um jovem inglês que embarcou em uma expedição aos 22 anos, para fazer uma cartografia do Hemisfério Sul. A partir do seu olhar observador e de outras viagens, ele revolucionou as ciências naturais com seus estudos e traria à tona a teoria da evolução.

A estudante Elisabeth Victória Assunção, de 16 anos, 1º ano do curso técnico de Nutrição do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, estava empolgada. “Esta foi a melhor experiência de passeios escolares que eu tive até hoje. Consegui conversar com a moça que faz a comida dentro do veleiro e ela, assim como os outros tripulantes, foi super simpática com a gente. Foi tudo muito incrível e único”, relatou.

O professor de Geografia do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, Arisval Costa, disse que este tipo de vivência é enriquecedora. “É uma experiência muito boa para os alunos e é sempre bom vivenciar na prática as coisas que nós vimos na escola”, disse.

Além do Oosterschelde, os estudantes também visitaram, no Porto de Salvador, os estandes e projetos de instituições, como Secretaria da Educação do Estado (SEC), Fiocruz, Cimatec, Bahia Pesca, Projeto Tamar e Instituto Baleia Jubarte, que fazem parte da exposição. “Foi muito interessante visitar os projetos relacionados ao meio ambiente que as secretarias e outras instituições estavam apresentando nos estandes. Uma das apresentações que mais me chamaram a atenção foi sobre o Projeto Tamar”, comentou a estudante Águeda Gouveia, 16, 1º ano, do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni.

Na próxima quinta-feira (26), mais 94 estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) irão conhecer a expedição Darwin 200.

Fonte: ascom/SEC

Foto: Amanda Chung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.