SDE discute economia do mar durante audiência pública na Assembleia Legislativa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta segunda-feira (23), da audiência pública ‘Economia do Mar: um oceano de oportunidades para o desenvolvimento da Bahia’, na Assembleia Legislativa (Alba). A sessão teve o objetivo de discutir, estabelecer e fixar diretrizes para as atividades desenvolvidas no litoral baiano. Na ocasião, foi apresentada a minuta do projeto de lei que pretende criar a Política Estadual de Incentivo à Economia do Mar.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário Angelo Almeida parabenizou a iniciativa e destacou a importância de discutir o tema. “É muito importante a discussão dessa abordagem econômica, que engloba uma ampla gama de atividades, desde a pesca e aquicultura, até o turismo costeiro, transporte marítimo, energia renovável oceânica e pesquisa científica marinha. É um segmento que desempenha um papel vital em nossa sociedade, proporcionando recursos, empregos e oportunidades econômicas”, disse.

Durante sua fala, o gestor também defendeu a continuidade das discussões. “Deixo como encaminhamento dessa audiência, que é inovadora, a criação de um grupo de trabalho, constituído pela Assembleia Legislativa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Associação Comercial da Bahia (ACB) e outros segmentos que compõem essa solenidade”, sugeriu.

Eduardo Salles ressaltou a importância do tema. “As atividades econômicas ligadas ao mar têm uma importante contribuição no PIB baiano, pois movimenta cerca de R$ 80 bilhões anuais. Mas, é preciso ampliar o conhecimento para fortalecer esse setor produtivo. E um dos papéis da Assembleia Legislativa da Bahia é promover o debate e contribuir com o que for necessário”, disse, destacando que a Bahia possui uma costa com mais de 1.160 quilômetros de extensão, com 53 municípios litorâneos.

A sessão contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, Associação Comercial da Bahia (ACB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ministério Público da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Associação Baiana de Imprensa.

Fonte: Ascom/SDE

Foto: Mário Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.