Primeiro Salão Náutico Salvador com Grand Pavois deve receber cerca de mil pessoas por dia a partir da próxima terça (14)

Faltam apenas quatro dias para o início do primeiro Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, evento que pretende colocar Salvador na rota da economia e do turismo náutico do país e do mundo. O terraço da Bahia Marina, no bairro do Comércio, passa por ajustes finais para receber o evento, entre os dias 14 e 19 de novembro.

O Grand Pavois é um salão internacional de barcos realizado por uma associação homônima há 51 anos na cidade francesa de La Rochelle. Salvador terá a oportunidade de viver uma experiência parecida na próxima semana com a parceria da Grand Pavois. Um público de 800 a mil pessoas é esperado por dia no evento para conferir uma média de 32 estandes com exposições diversas relacionadas ao setor náutico, além de fóruns e palestras, com a presença de pesquisadores, velejadores e empresários.

Um helicóptero estará estacionado no local para a realização de voos pagos panorâmicos pela Baía de Todos-os-Santos, inaugurando um novo atrativo fixo na Bahia Marina. Também haverá um saveiro com vela içada no salão para que as pessoas possam conhecer melhor esse tipo de embarcação. Ao longo do salão, serão expostos, ainda, artigos esportivos, acessórios e peças náuticas. E no píer, duas balsas darão acesso a uma exposição de barcos de oito dos maiores estaleiros do país.

“O principal objetivo do Salão Náutico é revelar ao Brasil e ao mundo a existência da Baía de Todos-os-Santos, que hoje, apesar de ser a segunda maior baía navegável do mundo, não é reconhecida mundialmente. Então, queremos mostrar o potencial e a beleza dessa baía. As possibilidades náuticas desse evento para a população são amplas, pois abrange diversas áreas, a exemplo da canoagem, stand up paddle, natação, arquitetura, engenharia naval, a parte da mecânica, da sustentabilidade, da gastronomia e da moda”, conta a coordenadora do Salão Náutico de Salvador, Eliana Dumet.

Ela destaca a singularidade e importância de alguns artigos produzidos no entorno da Baía de Todos-os-Santos que precisam ser valorizados. “O saveiro, por exemplo, não existe em nenhum outro lugar. Só nós temos os saveiros, feitos por mestres da engenharia naval, pessoas que nunca entraram em uma faculdade, mas que sabem como fazer uma embarcação desse tipo. O saveiro foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do Recôncavo, pois realizou o transporte de produtos para a construção e alimentação. Outro produto de qualidade que precisa ser divulgado são as ostras, criadas em Santiago do Iguape, Ilha de Maré e São Francisco do Conde. As de Iguape têm recomendação de qualidade de uma agência italiana. São informações importantes às quais muita gente não tem acesso”, afirma.

O Salão Náutico Salvador com Grand Pavois é uma realização da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e da Casa Civil e conta com o apoio da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).

Programação – Entre os dias 15 e 18, painéis, palestras e fóruns serão realizados, sempre a partir das 17h, com o intuito de discutir assuntos relacionados ao mar, às navegações e às embarcações. Os temas programados para a quarta-feira (15) são Turismo Náutico Sustentável, apresentado por Isabela Suarez; Conexões Náuticas, por José Raimundo de Abreu Zacarias (Sebrae) e Charters Náuticos, por Marcos Soares.

Na quinta-feira (16) o engenheiro e velejador, Aleixo Belov, que já deu cinco voltas ao mundo a bordo de um veleiro, vai falar um pouco sobre Passagem Noroeste 2022, livro que conta a viagem que fez ao Oceano Ártico. Também haverá uma palestra sobre Segurança na Navegação, com o Tenente Rodrigo Santos e um painel sobre Arqueologia Subaquática, com os professores Carlos Cardoso e Rodrigo Torres.

Na sexta-feira (17), as temáticas discutidas serão Cimatec Mar, com o reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), Leone Andrade; Licenciamento de Marinas e equipamentos náuticos, com Otávio Freire; Gestão de Marinas, com Leilane Loureiro; Case Beneteau, a história da maior construtora de embarcações de esporte e lazer do mundo contada pelo diretor-presidente, Thibaut de Montvalon; além de Brazilian Hally, com Silvio Ramos.

No sábado (18), os temas discutidos serão Indicadores Náuticos, por Eduardo Coluna, e Economia Compartilhada, por Beto Brandy. No mesmo dia, a designer de interiores e velejadora Cecília Avena fará uma palestra sobre as Travessias Intercontinentais pelo Oceano Atlântico e o diretor da rede World Watch Institute no Brasil, Eduardo Athayde, vai falar sobre Amazônia Azul e Economia do Mar.

Reportagem: Priscila Machado / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.