Ministério da Saúde enaltece tecnologias desenvolvidas pela Sesab: “impressionante, vai ajudar a criar modelos para o resto do país”

A Bahia tem se destacado quando o assunto é inovação tecnológica na área da saúde. Somente em 2023, foram investidos mais de R$ 60 milhões em tecnologia — aporte que vem possibilitando uma revolução nos processos de trabalho da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), otimizando o serviço e garantindo mais agilidade e eficiência.

A constatação foi feita pela secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, que visitou a sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na última quinta-feira (9), acompanhada da secretária adjunta, Paula Xavier, e do diretor do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), José Bueno. Eles puderam conhecer, de perto, as inovações implementadas no Estado.

Participaram do encontro: o coordenador-geral da Coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro; a superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Frank; a diretora-geral da Central de Regulação do Estado, Rita de Cássia Silva, e representantes da equipe técnica do Ministério da Saúde e da Sesab.

Na ocasião, a secretária de Saúde Digital conheceu as instalações da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia, unidade que abriga a Central Estadual de Regulação (CER) e a Central de Inteligência da Saúde. Também exploraram a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), responsável por gerir e monitorar todos os indicadores e sistemas desenvolvidos, a exemplo do Reds e do AGHUse.

Com o Reds, a Bahia passou a unificar os dados e prontuários dos pacientes em um único repositório, mas permitindo que estes fiquem disponíveis, também, no sistema do próprio hospital ou outra unidade de saúde, além de unificar os dados completos do paciente e de sua linha do cuidado. Já com o auxílio do AGHUse, passou a ser possível registrar os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada. Assim, é possível padronizar as práticas das unidades de saúde e alimentar indicadores estaduais, o que facilita a criação e melhoria de programas públicos estaduais.

As iniciativas, segundo a secretaria de Saúde Digital do Ministério da Saúde, são inovadoras e colocam a Bahia em destaque no cenário nacional. “É muito impressionante a gente verificar o estágio de maturidade alcançado pela Secretaria da Saúde da Bahia em relação à Central Estadual de Regulação, aos sistemas de informação e o processo de transformação digital. O Reds, que vocês já têm, os sistemas que já estão operando, foi uma visita maravilhosa, e a Sesab está de parabéns. Estou encantada com o que vi aqui, hoje, e com o que a Bahia está fazendo na parte de transformação digital, a amplitude das ações. A gente quer continuar esse trabalho. Hoje, abrimos uma agenda ampla e vamos seguir firmes. É impressionante. A Bahia está na dianteira e vai ajudar a criar modelos para o resto do país”, adiantou Haddad.

Para a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o reconhecimento é fruto de um árduo e extenso trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Bahia e terá novos frutos em breve. “Uma grande parceria tem sido firmada com o Ministério da Saúde e a gente fica muito feliz de ter o ministério de volta em uma pauta tão importante na transformação digital do Sistema Único de Saúde [SUS]. Ainda temos muita parceria pela frente e, em breve, teremos mais novidades para anunciar, serão ações que vão seguir revolucionando a saúde digital na Bahia e em todo Brasil”, destacou.

Os próximos passos, de acordo com o coordenador-geral da Coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde, é maturar as tratativas para levar as tecnologias aplicadas à saúde desenvolvidas pela Sesab para outros estados do país. “Foi um encontro extremamente produtivo, em que tivemos a oportunidade de mostrar os sistemas construídos para a Secretaria da Saúde. São mais de 121 sistemas que nós trabalhamos, mais de 170 painéis de business intelligence. Então, foi uma discussão muito madura, com um amadurecimento tecnológico muito forte. As tratativas vão seguir e, como a secretária Estela Haddad destacou, podendo levar a nossa estrutura como modelo para todo o Brasil, criando um elo muito maior”, avaliou Daltro.

Fonte e foto: Ascom/Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.