Mulheres são certificadas em curso de defesa pessoal da Guarda Municipal

Cerca de 15 mulheres foram certificadas no curso de defesa pessoal, promovido pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante este mês, dentro da programação do Outubro Rosa em Salvador. A ação ocorreu durante o aulão de encerramento da atividade, promovida em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), na sede da GCM, na Avenida San Martin, nesta segunda-feira (30).

O curso foi destinado a mulheres acima de 18 anos, residentes nos bairros de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio. Moradora da Boca do Rio, Elisângela Sanches, de 48 anos, era só satisfação ao final da atividade. “Nós mulheres somos as vítimas mais frágeis. Portanto, essa iniciativa do poder público acaba agregando em nossa vida, de nos defender de qualquer ato de agressão”, disse.

A professora do IJCPM, Luciene Alves, também participou do curso e ressaltou a aprendizagem que adquiriu, além da importância de as mulheres apreenderem técnicas de autodefesa. “Além do conhecimento que me proporcionou, eu digo que para nós, mulheres, é indispensável que tenhamos conhecimentos básicos de defesa pessoal, para sairmos em situações de risco ilesas”, frisou.

“A violência contra as mulheres é uma questão social. Então, trazemos essas atividades com as nossas noções de defesa pessoal, primeiros socorros e legislação, dentro de uma política forte de combate à violência contra as mulheres”, pontuou o coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da GCM, James Azevedo.

Nova turma – A partir do próximo dia 6, a Ceprev abrirá as inscrições de mais uma edição do curso de defesa pessoal. As interessadas podem fazer a inscrição de forma presencial, na sede da GCM, pelo telefone (71) 99911-7754.

Denuncie – Em casos de violência doméstica, física, psicológica, sexual ou moral, a vítima pode contar com o suporte municipal através do Fala Salvador, no número 156, ou nos centros municipais de atendimento e apoio a mulheres vítimas de violência, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), situado nos Barris, e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. Também há a opção de entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, de forma gratuita.

Fonte e foto: Ag. de Notícias de Salvador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.