Caps AD de Lauro de Freitas promove ação em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

Uma palestra de socialização sobre cuidados, prevenção e redução de danos, em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado no dia 20 de fevereiro, movimentou o Centro de Atenção Psicossocial AD de Lauro de Freitas,  que ocoreu ontem, quinta-feira (24). A ação do Caps – AD, em parceria com a Superintendência de Prevenção e Combate às Drogas, contou com apresentação de musicoterapia.

Segundo a coordenadora da unidade, Leylane Andrade, a ação busca conscientizar as pessoas sobre os riscos causados pela dependência química. “Hoje é um momento de socialização de conhecimentos com os usuários e familiares, com o alerta para o uso indevido de substâncias. Aqui cerca de 400 pacientes são atendidos mensalmente, com tratamentos terapêuticos, psiquiátrico e psicológico, além de acolhimento às famílias”, disse.

Na palestra de socialização, o especialista em gestão em Política de Segurança Pública e Privada, Jefferson Costa, compartilhou conhecimentos sobre formas de trabalhar a prevenção do uso de drogas. “Buscar relações interpessoais favorecedoras é uma das formas de prevenir e reduzir danos. A partir disso, pode-se fortalecer vínculos nos espaços em que estão inseridos, com os familiares e sociedade”, explicou.

Os pacientes do Caps AD, localizado na Rua dos Prazeres, no bairro do Caji, são acompanhados por equipe multidisciplinar composta por médicos, terapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, com atendimentos direcionados a crianças, adultos e idosos com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

Foto: Maina Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *