Iniciativa de saúde digital da Bahia é destaque em seminário

Destaque nacional em saúde digital, a Bahia investiu, em 2023, mais de R$ 60 milhões em tecnologia, o que vem impulsionando a modernização e otimização dos processos de trabalho da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da assistência nas unidades da rede estadual. Essa realidade que vem se desenhando na Bahia foi apresentada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante a abertura do 10º Seminário de Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde, na manhã desta quinta-feira (9).

Em sua exposição, Roberta Santana falou da Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (Reds). Na Reds, um dos seus principais objetivos é unificar os dados e prontuários dos pacientes em um único repositório, mas permitindo que estes fiquem disponíveis também no sistema do próprio hospital ou outra unidade de saúde, além de unificar os dados completos do paciente e de sua linha do cuidado. Dessa forma, o acesso e a integração são feitos em questão de segundos trazendo transparência, velocidade e melhor assistência, como diagnósticos mais precisos.

“O tema saúde digital é estratégico para o fortalecimento do SUS. A gente estabeleceu uma parceria importante com o Ministério da Saúde e com o Instituto de Saúde Coletiva. A Sesab trabalha ao lado do Ministério da Saúde no desenvolvimento de novas tecnologias para o sistema de Saúde, visando garantir uma maior integração e interlocução entre os programas estaduais e nacionais. Podemos e vamos avançar mais, dialogando com todas as instituições que pensem inovações tecnológicas socialmente responsáveis, com foco na humanização do cuidado e na sustentabilidade e melhoria do SUS”, afirmou Roberta Santana.

Durante a abertura do seminário, as iniciativas da Bahia na área de saúde digital foram ainda elogiadas pela Secretaria de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. “Quero parabenizar o trabalho excepcional que a Bahia vem fazendo de transformação digital na gestão da Secretaria da Saúde”, disse.

Promovido pelo Programa de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (Pecs) do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs/Fiocruz Bahia), em parceria com o Ministério da Saúde, o evento pretende discutir sobre inovações tecnológicas socialmente responsáveis com o objetivo de promover a humanização do cuidado, reduzir as desigualdades e contribuir para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Seminário está sendo realizado no Wish Hotel, em Salvador, e reúne pesquisadores, gestores, profissionais, estudantes e representantes da sociedade civil para discutir e articular as diferentes dimensões da Saúde Digital.

Fonte e foto: Ascom/Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.