Novembro Azul: Salvador inicia ações de intensificação aos cuidados com a saúde do homem

Salvador dá início à Campanha Novembro Azul, movimento internacional criado em 2003, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todo este mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão atividades alusivas ao Novembro Azul, com a realização de sala de espera e rodas de conversas temáticas sobre doenças infectocontagiosas, promoção da saúde, cuidado integral, saúde sexual e reprodutiva.

Além disso, estão programados dois Dias D da Saúde do Homem, em dois sábados (dias 18 e 25), quando serão realizadas atividades especiais, atendimentos e serviços de saúde nas UBS, voltadas para a população masculina. Ocorrerão, ainda, ações, debates e atividades relacionadas a prevenção de Doenças Infectocontagiosas, com destaque para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis e hepatites virais, tuberculose e hanseníase, considerando a relevância epidemiológica desses agravos na população masculina soteropolitana.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância da campanha na promoção de melhoria das condições de saúde da população masculina soteropolitana. “Nosso objetivo é fortalecer os cuidados voltados ao público masculino e proporcionar acesso facilitado a consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês em fortalecimento aos cuidados preventivos. Reforçarmos nossos serviços e ações para que alcancemos um ótimo resultado na promoção e alcance do público masculina que costuma apresentar uma menor procura pelo serviço de saúde”, salienta.

Novembro Azul – A Campanha Novembro Azul acontece por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), regulamentada pela Portaria 3562, de 12 de dezembro de 2021. A ação visa atuar na promoção da universalidade, integralidade e equidade na atenção e proteção à saúde, direcionada à continuidade do cuidado individual e coletivo da população masculina, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte e foto: Ag. de notícias de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.