Mais de 14 mil pessoas participam das atividades da Feira Saúde Mais Perto da Criança

Mais de 14 mil pessoas compareceram neste fim de semana ao Estádio de Pituaçu, em Salvador, para participar das atividades da Feira Saúde Mais Perto da Criança. Na ação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais, as consultas oftalmológicas, os exames de ultrassonografia e os tratamentos dentários foram os mais procurados pelo público infantojuvenil de 3 a 18 anos. Além dos atendimentos de saúde, o público pode aproveitar os serviços de cidadania e atrações culturais.

Os serviços de saúde e cidadania foram 100% agendados pela internet, onde qualquer pessoa poderia se cadastrar e escolher até três serviços, indicando o turno de sua preferência. “Essa é mais uma experiência positiva de agendamento prévio. Conseguimos garantir o atendimento sem a necessidade de o público ficar em filas”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Na ação, as crianças puderam também atualizar a caderneta de imunização com as vacinas de rotina, contra Covid-19 e HPV. As crianças e adolescentes ainda tiveram acesso a consultas com nutricionista e triagem para cirurgias eletivas de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical.

Em uma ação inédita, o Governo do Estado ofertou consultas e tratamentos odontológicos com vagas exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Inicialmente, foram ofertadas 60 vagas, mas conseguimos expandir para 110 em virtude da alta demanda”, explica o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes.

Próxima edição

A próxima edição da Feira Saúde Mais Perto ocorrerá no município de Mairi, nestas quinta (26) e sexta (27). Os atendimentos ocorrerão de 8h às 17h, em uma estrutura montada na Praça J.J. Seabra, no Centro da cidade. A expectativa é que 7.500 pessoas sejam atendidas na ação que ofertará consultas e exames

Serão consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

Fonte: Ascom/Sesab

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.