Em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, SMS realiza ação de rastreamento da doença

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, realizou nesta terça-feira (7) uma ação de intensificação de rastreamento da doença, das 8h às 16h, na Praça Marquês Francisco, nos Barris. A iniciativa aconteceu através da parceria entre a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A ação teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente lesões e alterações na boca que possam indicar a presença de câncer, uma das neoplasias mais comuns que afeta principalmente a região dos lábios, língua, gengivas e garganta. Embora seja uma doença que pode ser tratada com sucesso quando detectada cedo, muitas vezes é diagnosticada em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que fortalecer estas ações é essencial para a prevenção ao câncer de boca na capital baiana. “Para além dessa iniciativa extramuros, estamos promovendo um intenso trabalho de cuidado na rede municipal de saúde, com palestras sobre a doença, prevenção e tratamento; melhoria no acolhimento e assistência e distribuição de kits odontológicos básicos. Nosso objetivo é garantir uma boa saúde bucal à nossa população”, reforçou a gestora.

A equipe responsável pela ação utilizou técnicas diversas para identificar possíveis sinais da doença. “Em caso de necessidade da realização de biópsia, o paciente é direcionado para uma unidade de referência. Além disso, visando reforçar os cuidados individuais preventivos, para cada um dos presentes também foram oferecidas orientações e informações sobre a importância da realização de exames periódicos, bem como dos hábitos de vida saudáveis que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de boca, como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, completou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal.

A pedagoga, Iracema Pereira, uma das beneficiadas na ação, reforçou a importância da iniciativa para a população. “É louvável esta ação. Parabenizo a Prefeitura pela ação no bairro. Fui bem tratada, foi muito bom. Que continue, pois a população carece destes atendimentos odontológicos para cuidar da sua dentição. Faço trabalho social aqui e sei a necessidade de cada um. Só tenho mesmo a parabenizar”, declarou.

Data – A data comemorativa foi instituída em 2015 pela Lei n° 13.230, englobando os dias 1º a 7 de novembro como Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca. Os principais objetivos são estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal e apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle da doença, e difundir os avanços técnico-científicos relacionados a este tipo de câncer.

Fonte: Ag. de Notícias da Bahia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.