Destaque do kart baiano, Diogo Cruz, de 13 anos, é convidado para formação de jovens pilotos na Itália

O jovem piloto baiano de kart, Diogo Cruz, de apenas 13 anos, é um dos destaques no automobilismo da Bahia e do Brasil. Mesmo com pouca idade, o “loirinho voador”, como gosta de ser chamado, já faturou a Copa do Nordeste, a Copa Light e a 6ª colocação na Copa Brasil de kart na categoria até 15 anos. Os resultados expressivos chamaram a atenção da equipe italiana Accademia de Piloto LLCA Racing, que convidou Diogo para uma série de treinos na Itália, sede da LLCA.

O baiano foi o primeiro brasileiro convidado para o programa de formação de jovens pilotos com o objetivo de levá-los às principais categorias do automobilismo mundial. Diogo se prepara para sua estreia no kartismo italiano, onde disputará nos dias 2 e 3 de dezembro, da rodada final do ROK Cup Festival em Franciacorta, na mesma pista em que recentemente foi realizado o Campeonato Mundial FIA Karting.

Diogo é apoiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte Amador, Olímpico e Paralímpico – FazAtleta. Nesta segunda segunda-feira (30), ele esteve na sede da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), para a agradecer o apoio que tem recebido por meio do programa.

Na Sudesb, ele esteve acompanhado do pai, Danilo Cruz, e do presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Miguel Jacob, tendo sido recebidos pelo diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. “Muitos atletas gostariam de receber um convite como esse. É uma oportunidade única. Conte sempre com o Governo do Estado”, disse Vicente.

Sobre o programa italiano – Comandada pelo ítalo-brasileiro Andrey Valério, a LLCA Internazionale Racing, baseada na Itália, tem o objetivo na formação de jovens pilotos. Na entrevista publicada no site KatMotor, Andrey falou da oportunidade que Diogo terá neste intercâmbio europeu. “Este é só o começo da preparação do Diogo Cruz para a temporada de 2024. Acreditamos que seu talento e paixão pelo automobilismo o tornarão um ativo valioso em nossa busca por mais vitórias na Europa. Trabalharemos a sua formação no kart para, no futuro, levar ele à Fórmula 4, a primeira categoria de fórmula na escalada rumo a Fórmula 1”, diz Andrey Valério.

Fonte: Ascom/Sudesb

Foto: Diego Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.