SEC promove encontro com estudantes do Programa Bahia Aprendiz

Em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz – estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para ser celebrado a cada 24 de abril –, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, na quinta-feira (28), no auditório do órgão, um encontro com os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, localizado em Salvador. Eles são aprendizes contratados pelo Programa de Aprendizagem Profissional – Bahia Aprendiz, que visa oportunizar qualificação profissional e inserção de alunos dos cursos técnicos de nível médio no mundo do trabalho.

O evento, que também teve o intuito de avaliar os 90 dias de prática profissional em ambiente real de trabalho, foi aberto pelo superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, que destacou a importância do programa para os estudantes. “O Bahia Aprendiz é uma importante ação da Secretaria da Educação, por representar uma grande oportunidade profissional para os nossos estudantes que estão nos cursos técnicos de Educação Profissional, possibilitando para eles uma inserção no mundo do trabalho. É um orgulho para nós termos um programa de excelência e de inclusão socioeducacional e estarmos aqui, hoje, celebrando com os nossos estudantes”.

A estudante Janaína Mendes, 18, comentou a importância do Bahia Aprendiz na sua vida. “O programa é muito importante, mudou a minha vida. Sempre fui em busca de algum estágio e nunca consegui, porque é difícil encontrar empresas que estejam dispostas a oferecer estágio. Está sendo a minha melhor experiência poder falar que eu trabalho e falar do meu cargo, que é na parte de finanças, na própria SEC. Espero que cada vez mais jovens alcancem o Bahia Aprendiz, que mudou não só a minha vida mas também a de todos que estão tendo a oportunidade de participar”.

O colega Wendel Patrick, 18, compartilha da mesma opinião sobre o programa. “O Bahia Aprendiz é muito importante para mim, porque estou adquirindo novos conhecimentos, que vou levar para a vida toda, sem falar que o trabalho está ajudando a minha família. É uma oportunidade única e me sinto privilegiado com a oportunidade que estou tendo, graças a este programa”.

O encontro, apresentado pela coordenadora de Estágio, Emprego e Renda da SEC, Jaiane Fiaz, contou também com as presenças do diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Wendell Machado; da auditora fiscal Taís Lisboa, representando a Superintendência Regional do Trabalho; a coordenadora de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, Rita Moreira; e a diretora do CEEP em Gestão Severino Vieira, Juçara Santos; além de representantes de empresas.

Realizado pela SEC, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e apoio do Itaú Educação e Trabalho (IET), o Programa de Aprendizagem Profissional – Bahia Aprendiz Bahia já efetivou a contratação de 109 estudantes do curso de Administração, na modalidade Médio Integrado, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, localizado em Salvador. Deste total, 13 aprendizes atuam em diferentes setores da SEC. Aprendizagem Profissional é uma política pública de caráter permanente, que reúne a qualificação profissional e a inserção no mundo do trabalho.

Fonte: Ascom/SEC

Foto: Feijão Almeida/SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.