SEC lança e-book sobre práticas exitosas desenvolvidas durante a pandemia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, na sexta-feira (1º), durante o Encontro da Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no Hotel Novotel, em Salvador, o e-Book Paulo Freire de Gestão Escolar Práticas para compartilhar. A obra virtual é um dos produtos do painel de monitoramento da SEC que objetivou o reconhecimento do trabalho das unidades escolares, no cumprimento do ano letivo continuum 2020/2021. A publicação reúne 28 práticas assinadas por gestores, coordenadores pedagógicos e professores e está disponível para download no Portal da Educação .

O secretário estadual da Educação em exercício, Danilo Souza, abordou sobre a importância da coletânea. “Este e-book traduz o esforço dos nossos educadores que se motivaram e reinventaram as suas práticas pedagógicas em um contexto totalmente novo e adverso, que foi o da pandemia do coronavírus. É um material rico, que representa o brilhantismo dos nossos educadores e que serve de inspiração para toda a rede”, afirmou.

Uma das práticas exitosas das escolas apresentadas durante o lançamento foi a do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, localizado no distrito de Maniaçu, zona rural do município de Caetité. A professora Rita de Cássia Malheiros falou como a unidade de ensino se mobilizou para manter o vínculo educacional-afetivo com os estudantes. Ela explicou que foram desenvolvidas várias estratégias pedagógicas, dentre as quais ferramentas como grupos de WhatsApp e entrega de materiais impressos na casa dos estudantes, por meio do transporte escolar. “Uma das nossas grandes conquistas com esta prática pedagógica foi a baixa evasão escolar. Tanto é que as matrículas do ano letivo de 2021 ultrapassaram as expectativas”, comemorou, ao destacar a alegria por esta prática compor o e-book, que leva o nome de Paulo Freire.

Ainda durante o encontro, os educadores discutiram vários temas relacionados à Educação Profissional e Tecnológica. A atividade de formação reuniu gestores dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e Tecnológica e de unidades compartilhadas da rede estadual de ensino. De terça-feira (29.03) até sexta (1°), foram abordadas questões como a arquitetura curricular e a organização do trabalho pedagógico da Educação Profissional no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de realizados vários seminários e debates.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da importância do encontro. “Esta é uma formação permanente com 375 unidades escolares, que oferta a Educação Profissional e Tecnológica. O tema principal foi o currículo com a aprovação do Documento Referencial Curricular da Bahia (DCRB) pelo Conselho Estadual de Educação e que toda a Secretaria está empenhada neste documento. É uma forma de trazer a rede para a discussão da formação para a gente debater na especificidade da Educação Profissional como integrar a Educação Básica com a formação técnica, tendo em vista todos os desafios que a Educação se coloca nos Territórios de Identidade”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.