Salvador promove melhorias na infraestrutura de 150 escolas da rede municipal

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), vem realizando obras de requalificação em diversas unidades de ensino da capital baiana. Dentre as 427 escolas do município, 150 passam por reforma. Com as intervenções, alunos e professores desfrutam de ambientes renovados, modernos e mais agradáveis para a realização das atividades de ensino e aprendizado.

A Escola Municipal Eufrosina Miranda, no Lobato, por exemplo, já passou pelo processo de melhoria na estrutura. De cara nova, o equipamento agradou os estudantes e docentes. Na unidade, foram realizados serviços de pintura, reforma da rampa e muro, colocação de grades, implantação do sistema de refrigeração nas salas de aula, requalificação da quadra poliesportiva e instalação de espaço de jardinagem.

As obras, iniciadas em dezembro do ano passado, foram finalizadas no final de fevereiro. As aulas no local foram retomadas no último dia 28. A reposição do conteúdo programático está acontecendo aos sábados, durante nove semanas.

A escola passou a contar com nova biblioteca, quadra poliesportiva, 14 salas de aula, copa, garagem, banheiros, jardim e secretaria. Durante a reforma, todos os espaços passaram por intervenções. No local, estudam 990 alunos, do Ensino Fundamental I ao 8° ano, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e II.

Impacto – A diretora da unidade, Suelene Lacerda, ressaltou como as transformações do ambiente escolar afetam positivamente o desempenho educacional dos estudantes. “A reforma deu um novo olhar para a escola. Existe uma melhora na qualidade do ambiente, que reforça o desejo dos alunos de estarem na sala de aula, estudando em lugar agradável e seguro. Nós sempre primamos pela excelência da educação, e tenho certeza, que a partir desse momento, vamos melhorar, já que há um nítido entusiasmo entre os estudantes. Eu e toda comunidade do Lobato estamos muito satisfeitos com a reforma da unidade. Agora, é trabalhar para manter esse espaço educacional bonito e confortável”.

Lecionando há dois anos na instituição, o professor de Geografia, Tiago da Silva, destacou a mudança do comportamento dos alunos em sala de aula, após a reforma. “Esteticamente ficou muito melhor, mais aprazível para todos. Ter o ar condicionado nas salas de aula também torna o ambiente mais confortável, sinto que os alunos estão mais tranquilos, desde o primeiro dia depois da mudança tive essa percepção. Sem o calor que era habitual, os estudantes estão mais calmos e concentrados”.

A estudante do 5º ano, Ana Sofia Silva, de 10 anos, falou sobre a melhoria na segurança da unidade, após a forma ressaltou o desejo comum de mantê-la bonita e organizada.  “Era tudo meio estranho, mas depois da reforma de fora está bonito e por dentro está mais lindo ainda, organizado e legal. Agora a gente se sente muito mais seguro, a escola está mais iluminada, o muro é mais alto, então dificulta que as pessoas pulem e pichem. A reforma influenciou no comportamento até dos alunos mais abusados, todo mundo entende que precisamos manter a escola limpa e arrumada. Com certeza, todo mundo ficou feliz com as mudanças”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.