Quadras de areia valorizam esporte em comunidades de Salvador

Os cidadãos de Salvador contam com novas opções de lazer nos espaços públicos do município. Para os fãs de esportes praticados na areia, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), criou quadras nos tamanhos mini e oficial, direcionadas às práticas de futevôlei, vôlei, futebol na areia e até baleado.

As quadras para esportes na areia podem ser encontradas no Vale das Pedrinhas, Imbuí,  Marotinho, Cajazeiras, Cabula, região do Subúrbio e também nas praças Segredos de Itapuã, em Piatã, e Dodô e Osmar, na Ribeira. Até esportes populares na década de 1990, como o beach tennis, têm ganhado adeptos em Salvador.

De acordo com Virgílio Daltro, presidente da Desal, o equipamento é mais uma opção para a população, e a intenção é que haja uma convivência em torno da praça das pessoas que ali habitam. “Estamos felizes por proporcionar aos soteropolitanos essa oportunidade para a prática da saúde e do lazer. O futevôlei faz com que haja esse fluxo de pessoas da área, pois muitas vezes os moradores não têm como ir à praia praticar, principalmente em áreas fora da orla”, ressaltou.

Treinamento infantil – Na Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi, o professor de futevôlei Lucas Viana comemorou quando a quadra do local foi implantada. Hoje, além de treinar, o jovem de 26 anos também dá aulas da modalidade para crianças do entorno. Há dois anos, ele conta com turmas pela manhã e à noite e acredita que a quadra perto de casa ajudou na melhoria da qualidade de vida.

“Eu sempre treinei, mas tinha que ir para outras localidades, como a praia da Preguiça e no Porto da Barra, porque não tive a oportunidade de ter uma quadra perto de casa. Com a reforma da praça e a colocação da quadra, deu uma vida nova à área. O esporte está crescendo e, além de tirar pessoas de um meio não favorável e trazendo para o esporte, forma atletas. É qualidade de vida acima de tudo”, disse.

Vindo de Brasília há oito meses, o professor Malta Magalhães aproveitou a manhã desta quarta-feira (2) para praticar futevôlei no local. Ele também avaliou positivamente a quadra. “Eu não conhecia antes, mas todo aparato público em uma comunidade melhora a qualidade de vida. Aqui, percebe-se que há um movimento por parte dos moradores da região após a requalificação, mas é preciso conscientizar a população de que é necessário conservar os equipamentos. Lazer, educação e esporte são vitais para o cidadão”, opinou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.