Programa leva serviços de saúde a escolas da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem promovendo ações que levam serviços de saúde para dentro das unidades de ensino da capital baiana. Na semana passada, alunos da Escola Lagoa do Abaeté, em Itapuã, foram beneficiados com atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante o dia, foram ofertados exames de acuidade visual, antropometria, prevenção contra hanseníase, além da conferência e atualização da caderneta de vacinação.

A ação contou com a atuação de equipes multiprofissionais das Unidades Básicas de Saúde junto às escolas, dentre eles, médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Para participar, os responsáveis pelas crianças apresentaram caderneta de vacina e cartão do SUS. Os 533 alunos matriculados na instituição foram convidados para as atividades, que aconteceram durante três dias.

Durante as consultas, as crianças que apresentam alterações são encaminhadas para tratamento. A diretora da unidade, Iza Lopes, ressaltou a importância do programa, que promove facilidade e comodidade de acesso à saúde. “É uma ação fundamental, pois na comunidade as pessoas têm muitas dificuldades de levar os filhos para o médico. Esse projeto oportuniza e dá acesso ao atendimento. A adesão é grande e todos se sentem mais seguros”, relatou.

Pai da aluna Ana Elisa Morais, de 7 anos, o administrador Ruan Morais, de 42 anos, avaliou a iniciativa de forma positiva. “É uma tranquilidade saber que, dentro do ambiente escolar, minha filha vai ser consultada por profissionais, que vão verificar se está tudo bem com ela. A sensação é de acolhimento, respeito e valorização. Ela foi atendida e foi verificada uma alteração. Com isso, ela já vai ser encaminhada para um profissional, que irá acompanhar a situação e tratá-la. Ou seja, é um serviço de assistência integral.”

A estudante Agatha dos Santos, de 7 anos, teve o cartão de vacina atualizado. “Foi bom porque não peguei fila. A minha mãe gostou muito e eu também fiquei feliz”, contou.

Em 2021, 177 escolas municipais e 35 centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) participaram do programa, beneficiando quase 60 mil alunos da rede municipal de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *