Pegue Leve chama atenção para o Dia Internacional de Síndrome de Down

O próximo dia 21 é o dia Internacional de Síndrome de Down. Em Salvador, as ações em celebração a data já começam neste sábado (12), quando, a partir das 8h, será iniciado o evento Pegue Leve, no Parque Costa Azul. Na grade do evento estão previstos palestras de conscientização sobre o tema, aulas de boxe, capoeira e dança.

Oficialmente estabelecido em 2006, o dia 21 foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A escolha de uma data para dar visibilidade ao tema tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome.

Programação

Na programação do Pegue Leve estão nomes como a Coordenadora Serdown Bahia e diretora Nordeste da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Lívia Borges, que fará uma palestra. Outra atração é o Álvaro Borges Neto, que é diretor de relações públicas da SerDown, estudante de educação física, faixa roxa em jiu-jitsu, praticante de boxe há dez anos e portador da síndrome. A médica geneticista e coordenadora do APAE Salvador, Tatiana Amorim, fará uma palestra sobre cuidados de saúde.

As aulas de boxe do evento ficam sob a responsabilidade do ex-pugilista e bicampeão baiano Jailson Santos, que já treinou grandes ícones do MMA, a exemplo de Vitor Belfort, Minotauro e Minotouro. As outras duas atividades são a oficina de capoeira, conduzida pelo Mestre Valmir e de dança de Xand Dance.

A Síndrome de Down não é uma doença, por isso não impede que o indivíduo tenha uma vida social normal. Por um decreto de lei nacional, a criança com Síndrome de Down deve ser matriculada em escola regular. No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas que convivem com a síndrome, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

O Pegue Leve visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. O Projeto Pegue Leve é uma iniciativa da Mais Ações Integradas e tem a missão de trazer temas das campanhas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o debate social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.