Moradores de Praia Grande se unem para preservar praia limpa e atrativa

A comunidade de Praia Grande encontrou uma forma de unir solidariedade e sustentabilidade para manter a orla agradável para os moradores e visitantes: o projeto Praia Boa. A iniciativa, dentre outras ações, realiza mutirões de coleta de lixo da praia, colaborando não apenas com o bem-estar dos frequentadores, mas também com a preservação da fauna marinha.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) é parceira do projeto e além de coletar o lixo recolhido durante as ações também doa luvas e sacos plásticos que são usados durante a ação para organizar o material recolhido. A Limpurb também instalou tonéis para armazenamento dos resíduos coletados durante as edições do mutirão em diferentes pontos da praia, para facilitar a destinação final.

Na primeira edição do mutirão, realizada em dezembro do ano anterior, o grupo recolheu uma tonelada de resíduos da praia. Agora, com a realização mensal desta ação, a média tem sido de meia tonelada de lixo recolhido por mutirão.

Conscientização – Uma das idealizadoras do projeto, Margarete Nobre, destacou que o diferencial do Praia Boa é ser uma atividade fixa para o ano inteiro. Além de preservar a beleza natural do local, pretende envolver as crianças da comunidade em ações educativas.

“Estamos atraindo as crianças para que elas possam aprender com a leitura. Hoje elas têm a noção de que tem uma atividade aqui na praia toda tarde onde se reúnem para fazer pintura, por exemplo, além de nadar ou jogar bola. Percebemos que eles já se adaptaram tanto ao projeto que até o cuidado com a praia mudou. Hoje quando elas vêm um lixo no chão já pegam. Às vezes nos pedem sacos para recolher os lixos por conta própria. É consciência ambiental”, frisou.

Cada edição do mutirão reuniu aproximadamente 60 pessoas. O público abarca tanto moradores locais quanto cidadãos de outros bairros e até mesmo turistas. Na edição anterior, o grupo recebeu um grupo de visitantes da Colômbia, que conheceram o projeto por meio do Instagram e resolveram colaborar com a ação sustentável.

O morador Evandro Jesus Sousa celebrou o alcance do Praia Boa e afirmou que quanto mais pessoas são abarcadas pela iniciativa, a corrente de boas ações na cidade é fortalecida. “Eu me sinto muito orgulhoso porque uma ideia que surgiu em um quintal, agora está proporcionando uma praia bem cuidada e frequentada para todos. Já teve gente que disse que vai levar a nossa ideia para outras praias e isso me deixa muito feliz. Espero que isso se propague para que todo mundo use as praias da cidade com consciência”, reforçou.

Ações educativas – O Praia Boa reúne diversas ações, inclusive voltadas para a educação. O projeto começou em outubro e, além da limpeza da praia, beneficia crianças com aulas de literatura, desenho e artesanato. Atualmente 30 crianças participam das oficinas. Para os adultos, o Praia Boa oferece aulas de zumba e exercícios funcionais no período noturno para manter não apenas a saúde, mas também a autoestima lá em cima.

Uenderson Oliveira dos Santos, 12 anos, está presente nos mutirões de limpeza da praia e das ações educativas do projeto. Ele contou que o reconhecimento do trabalho que vem sendo executado na praia deixa ele com sensação de dever cumprido.

“Eu gosto muito de ajudar nossa praia e o projeto tem várias ações legais. Depois que o mutirão começou, a praia ficou mais bonita. Eu me sinto muito bem participando das ações, desenhando e interagindo com os colegas sobre os livros que li. Isso é muito bom”, afirmou.

Na praia há uma “geloteca”, espécie de biblioteca improvisada em uma geladeira, que reúne material educativo infantil. É possível doar livros e revistas infantis e materiais de pintura e desenho para as crianças, além de água mineral. Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato através do perfil no Instagram @praiaboa2021.

Próxima ação – Com adereços carnavalescos, munidos com uma caixinha de som e materiais de limpeza, voluntários do Projeto Praia Limpa irão promover o Mutirão da Folia em Praia Grande, no sábado (5). A concentração e saída do bloquinho está agendada para as 7h30.

Durante a ação mensal de conscientização socioambiental, os participantes recolhem todo o lixo da faixa de areia e orientam banhistas e demais frequentadores sobre a importância de preservar a praia e mantê-la limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.