sexta-feira, julho 1, 2022

Latest Posts

III Festival de Contação de História acontece 18 de abril na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Abrir as portas do mundo da imaginação para as crianças e promover o livro incentivando a leitura são algumas das responsabilidades de quem conta histórias. No dia 18 de abril (segunda-feira), o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), promove o III Festival de Contação de História, o evento acontece a partir das 9h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), localizada em Nazaré.

O festival, que já homenageou em suas edições anteriores as escritoras Betty Coelho, Cássia Vale e o diretor teatral João Lima, homenageará nesta edição a poetisa e escritora baiana de livros infantis, Palmira Heine, autora de diversos livros, como O reino todo amarelo; O lápis mágico; Chapeuzinho no Pelô; A outra história de Dona Baratinha, entre outros. O evento ainda contará com a participação das escritoras Rita Queiroz, Carla Chastinet, Márcia Mendes, Terezinha Passos, Luciana Ávila, Lili Queiroz e do grupo Pé de Causos.

O projeto, que é resultado de um trabalho voltado para o incentivo do livro e da leitura, de forma a contribuir na formação intelectual do indivíduo, acontece no Dia Nacional do Livro Infantil, e também no dia em que duas bibliotecas públicas do Estado comemoram aniversário de existência. A BIML que sedia o evento completa 72 anos e a Biblioteca de Extensão (BIBEX), que também promove atividades durante o festival, completa 37 anos.

Para Ingrid Paixão, Gerente Estadual do Sistema de Bibliotecas, o festival reforça a importância da contação de história para a construção social: “Como ação de mediação da leitura, a contação de história é um fazer cultural e social que colabora com o compartilhamento de conhecimentos e valores, por isso, o Festival visa o fortalecimento dessa ação que contribui com o desenvolvimento intelectual do contador de história e do ouvinte”.

A terceira edição do festival começa com a homenagem à Palmira Heine, em seguida, diversas contações de histórias, assim como a exposição de livros infantis “O livro e seu escritor”, oficinas de recursos para contação de história e oficina de libras, ambas com foco em capacitar arte-educadores. O evento que acontece na BIML, localizada na Praça Conselheiro Almeida Couto, S/N – Nazaré, contará ainda com a apresentação do projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Fonte: Bahiagov

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.