quarta-feira, junho 29, 2022

Latest Posts

Governo do Estado dá novos passos para sustentabilidade econômica dos sistemas de dessalinização de água na Bahia

Após a implantação de 291 sistemas de dessalinização de água em 55 municípios baianos, o Programa Água Doce (PAD) na Bahia, dá novos passos rumo à sustentabilidade econômica dos sistemas, que têm levado água potável de qualidade para as comunidades do interior do estado.

Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/3), aconteceu reunião e visita do Núcleo Estadual do PAD em Riachão do Jacuípe, no território de identidade Bacia do Jacuípe, onde foram discutidas novas estratégias para tornar os sistemas em instrumentos ainda mais produtivos para as comunidades.

A coordenadora do PAD na Bahia, Luciana Santa Rita, explica que esse é um momento extremamente importante. “Estamos finalizando as obras com o apoio efetivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) na manutenção desses sistemas. E, para mantê-los vivos, discutimos instrumentos para dar sustentabilidade econômica a esses sistemas, como a apresentação de um projeto de piscicultura e uma proposta de agricultura biossalina para que os equipamentos gerem água, mas também gerem renda para as famílias”.

Entusiasta do projeto desde o seu início, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, garantiu na oportunidade a implantação de uma usina de engarrafamento de água na comunidade Mandassaia II, que foi a pioneira na Bahia no uso e gestão do equipamento.

“Este é um novo salto que nós precisamos dar. Além do aproveitamento da água potável para o consumo das famílias, vamos ter o uso econômico dessa água tanto para criação de peixes, irrigação de plantas e de forragem para os animais quanto para própria venda da água. Nós também vamos implantar aqui uma usina de engarrafamento de água, em várias proporções e tamanhos para que, comercialmente, a comunidade também tenha resultados vendendo para supermercados, restaurantes e poder público.”

Compra de água e mudança de vida

Para fomentar a comunidade de Mandassaia II e valorizar o trabalho de gestão do PAD no local, houve nesta quinta-feira a assinatura de um termo de compromisso da prefeitura de Riachão de Jacuípe, que passará a comprar a água dessalinizada do local para abastecer instituições públicas do município.

“Nós firmamos um termo de compromisso para que o município possa adquirir essa água de forma legal não só da comunidade Mandassaia, mas também de outras comunidades, para atender as escolas, as creches, todos os prédios públicos e unidades de saúde. É uma ideia muito interessante e agradeço a CAR pela parceria”, comemorou o prefeito municipal, Carlos Matos.

O coordenador técnico do PAD pela CAR, Abimael Passos, ressaltou as vantagens dessa parceria. “É uma fórmula em que todos ganham. A comunidade tem água de qualidade excedente e pode comercializar e a prefeitura serve aos seus funcionários uma água de qualidade a um custo menor. Para nós da CAR também é um ganho porque é uma forma de sensibilizar outras comunidades para que possam almejar a viabilidade econômica da água dessalinizada.”

Seu Delfino Maia de Matos, do Grupo Gestor local, é só alegria com tantas novidades. “Esse projeto veio para ficar mesmo porque muitos já têm a consciência de que a água é boa. A gente já está no lucro por ter esse bem precioso que é a água, mas agora vamos ter mais essa renda para gente movimentar também a assistência da máquina, que é importante.”

Sobre o PAD

O Programa Água Doce é coordenado na Bahia pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e executado em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e tem a atuação da CAR desde 2018, quando a Companhia foi contratada para fazer a manutenção dos sistemas de dessalinização de água implantados pelo programa.

Além da manutenção física, a CAR também acompanha as comunidades rurais no processo de gestão, com equipes especializadas compostas por técnicos e assistentes sociais que auxiliam na administração do equipamento junto ao grupo gestor de cada localidade.

Fonte: Ascom/SDR/CAR

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.