Frente fria deve permanecer em Salvador durante o fim de semana Detalhes

Uma nova frente fria chegou a Salvador na madrugada desta quinta-feira (3), resultando em fortes chuvas que atingem a cidade desde as primeiras horas do dia. A previsão para o dia de hoje é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por trovoadas, a qualquer hora do dia, com risco de alagamentos e deslizamento de terra.

Já na sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6), a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fortes acompanhadas por trovoadas. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

O forte temporal acompanhado de trovoadas são resultado de um fenômeno conhecido como cavado, que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos, e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Somente até as 13h de hoje, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 105 solicitações através do telefone 199. Foram 25 ameaças de deslizamento, 23 avaliações de imóvel alagado, 15 deslizamentos de terra, 14 ameaças de desabamento e 11 avaliações técnicas, entre outras situações.

Nas últimas 72h, em algumas localidades da capital, choveu mais da metade da média climatológica para o mês de março (156,8mm). Os maiores acumulados de chuva foram registrados em Mirantes de Periperi (92,8mm), Praia Grande (87,6mm), Fazenda Coutos (77,2mm), Periperi (76,8mm) e Rio Sena (73,5mm). As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec).

Recomendações – A recomendação para a população é que sejam adotadas medidas preventivas para reduzir o risco e preservar a segurança em períodos chuvosos. Para quem está no trânsito, a dica é evitar trafegar em pistas inundadas e alagadas; estacionar o veículo caso a chuva esteja muito forte; e evitar atravessar enxurradas.

Para a população em geral, em caso de raios e trovões, o indicado é abrigo, não ficar em locais abertos, não se abrigar sob árvores ou próximo a cabos elétricos molhados ou arrebentados e não estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

Contato – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *