Feira de saúde no Largo dos Mares leva serviços para população em situação de rua

Serviços da rede de atenção a populações vulneráveis estarão no Largo dos Mares, em Salvador, na manhã da próxima quarta-feira (23), ofertando serviços e informações em uma feira de saúde para a população em situação de rua do território. A ação partiu de uma provocação do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que atua na região a partir da Unidade de Apoio na Rua (UAR) e identificou a demanda em questões de saúde nas pessoas atendidas.

Estarão presentes serviços estaduais, municipais e também instituições privadas convidadas a contribuir com o mutirão de atendimentos. A feira contará com equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Consultório na Rua, Centro Pop, Centro de Referência da Assistência Social, RAQS Social, além da equipe multiprofissional do Corra pro Abraço.

O Instituto Mix terá um estande com disponibilização de serviços como aferição de pressão e glicemia. O Curso Grau Técnico também é parceiro da feira e estará no território com estudantes do curso técnico de Enfermagem. O objetivo é aproximar a população do território dos serviços, ampliando o acesso e a possibilidade de encaminhamentos para a efetivação das demandas.

O Corra pro Abraço atua no Largo dos Mares desde 2016 com uma equipe que atuava de maneira itinerante no território e, em 2019 foi instalado o contêiner da UAR, que oferta atendimentos, insumos de Redução de Danos e estrutura de banho e sanitário. A unidade cumpre um papel de concentrar os atendimentos e acompanhamentos das demandas do território, com exponencial crescimento neste período de pandemia.

Atualmente, a equipe do Corra pro Abraço realiza uma média de 70 atendimentos diários no Largo dos Mares, com encaminhamentos para efetivação de direitos nas áreas de Saúde, Assistência, Educação, Moradia e acesso à Justiça. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó – Comunicação Interativa.

Fonte: Ascom/SJDHDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *