Estudantes da rede estadual são finalistas com 17 projetos na Febrace; professora concorre a prêmio destaque

Dos 497 projetos que estão em exposição na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a rede estadual de ensino da Bahia é representada por 17 projetos finalistas, bem como pelo “Prêmio Professor Destaque”. A apresentação dos projetos finalistas de todas as áreas do conhecimento, que teve início no último dia 14, prossegue até 26 deste mês, por meio da Plataforma Febrace Virtual.

A feira nacional funciona como uma mostra da capacidade inventiva e tradução da persistência da nova geração de jovens cientistas do país e os trabalhos selecionados têm como critérios o rigor científico e a criatividade.

Única finalista da Bahia no Prêmio Professor Destaque da Febrace 2022, Janildes Almeida Chagas, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina, participou, na sexta-feira (18), da última arguição da sua orientanda, a estudante Emilly Rayane Pereira, com o projeto “A ausência da produção textual de escritoras negras e indígenas brasileiras nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio – uma análise sob a ótica da interseccionalidade”. “Foi muito emocionante a apresentação, porque ela é do 3º ano e fez a sua despedida de forma brilhante na FEBRACE. Para nós, que somos um colégio pequeno, representa muito estarmos mais uma vez no evento”.

Para Janildes, estar na final da Febrace como professora orientadora é uma das maiores realizações. “A participação de Emilly vai fomentar o caminho de outros alunos que virão e entenderão que podem sim ocupar lugares que para eles pode parecer inatingíveis à primeira vista e hoje, através das feiras científicas e do incentivo à pesquisa na Educação Básica, a gente pode ver estudantes de escolas longínquas se destacarem em feiras de nível nacional”, enfatizou.

Fonte: Ascom/SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.