Espaço Salvaguarda do Ipac abriga atividades das baianas de acarajé nesta quarta (20)

O Espaço Salvaguarda do Ipac promoverá, na próxima quarta-feira (20), a partir das 13h, um dia especial para as baianas de acarajé. A programação contará com cortejo, exibição de vídeo documentário, palestras, apresentação de samba de roda, dentre outras atividades. O acesso ao espaço será aberto ao público e gratuito.

Dentre as autoridades que confirmaram presença no evento estão a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana; a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis; a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Rita Santos; e o presidente da Associação do Coletivo de Entidades Carnavalescas de Matriz Africana, Nelson Nunes.

O cortejo com as baianas, que terá início no Instituto Reparação, no Pelourinho, é promovido pela Sepromi e contará com as participantes do curso “Reprodução dos Saberes e Fazeres do Oficio das Baianas de Acarajé”, também promovido pela Secretaria.

A iniciativa contará ainda com a exibição do “Museu Virtual das Baianas” e do vídeo documentário “Do dendê ao Acarajé”, ambos produzidos por meio da Lei Aldir Blanc Bahia. O Espaço Salvaguarda do Ipac fica localizado na Rua Gregório de Matos, número 29, Pelourinho.

Educação Patrimonial

Ainda como parte das atividades do dia (20), será realizada na sede do Instituto Reparação (Pelourinho) a palestra “Patrimônio Cultural – Ofício das Baianas de Acarajé”, ministrada pela coordenadora de Educação Patrimonial do Ipac, Daiana Sacramento.

Programação no Espaço Salvaguarda do Ipac:
13h – Cortejo com baianas de acarajé, saindo do Instituto Reparação até o Espaço Salvaguarda do Ipac
14h – Apresentação do Museu Virtual das Baianas de Acarajé e exibição do documentário “Do dendê ao Acarajé”
15h – Entrega de certificados do curso “Reprodução dos Saberes e Fazeres do Oficio das Baianas de Acarajé
16h – Apresentação de Samba de Roda

Fonte: Ascom/Ipac

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.