Cooperativa de pescados comercializa 14 toneladas de peixes com o apoio do Governo do Estado

A Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes) comercializou cerca de 14 toneladas de tilápia durante esta Semana Santa. O volume de vendas é o dobro do que a cooperativa comercializou no mesmo período em 2021. Os números são resultado do apoio do Governo do Estado, por meio de projetos como o Pró-Semiárido, que tem disponibilizado a assessoria especializada de uma engenheira de pesca, para apoiar na gestão, manejo e comercialização da produção.

As entregas foram feitas para os municípios de Monte Santo, Caldeirão Grande e Uauá e contou com a parceria da Cooperativa Regional de Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), Bahia Pesca e Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), para o processo de logística e refrigeração do pescado, para a realização das ofertas. Vale ressaltar, que este é o segundo ano em que a Coopes faz a entrega de peixes para a Prefeitura Municipal de Uauá.

O montante de R$ 197 mil, comercializados, beneficiou diretamente 88 famílias de pescadoras e pescadores artesanais e é um marco para a Coopes, cooperativa gerida e formada, em sua maioria, por mulheres. Para a engenheira de pesca do Pró-Semiárido, Josiane Araújo, esta ação foi de suma importância para o fortalecimento e autonomia do grupo.

“Essas vendas realizadas na Semana Santa foram muito importantes. Primeiro, porque fortalece a relação de trabalho e confiança da base produtiva, que são das/os piscicultoras/es com a cooperativa, sem falar que o volume financeiro comercializado vai ajudar não só cooperados/as envolvidos/as, mas a própria cooperativa, na resolução de situações envolvendo a própria comercialização”, avalia Josiane.

Com a assessoria do Pró-Semiárido na Gestão, a Coopes conseguiu esse feito inédito. E tão importante quanto o volume de pescado comercializado foram as parcerias firmadas. Na preparação das 3,2 toneladas para Caldeirão Grande, o peixe saiu da base produtiva da Coopes e na logística de entrega contou com a parceria da Bahia Pesca. Nessa entrega, foi feito o acompanhamento da equipe em três municípios, para garantir que os beneficiados recebessem o peixe com qualidade.

A última entrega foi para a Prefeitura de Uauá, das três toneladas de pescado, que teve a parceria da Coopercuc, que disponibilizou o caminhão refrigerado por seis dias, o que assegurou uma entrega de ótima qualidade.

O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Fonte: Ascom SDR/CAR

Foto: Divulgação/SDR/CAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *