Conferência Estadual de Educação reunirá cerca de mil educadores, estudantes e gestores educacionais, em Salvador

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEEBA), nestas quinta e sexta-feira (7 e 8/4), a 4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. Com o tema “Em defesa da democracia, da diversidade e da educação pública com participação popular”, o evento deverá reunir cerca de mil pessoas de 395 municípios baianos, entre convidados e delegados que representam os diferentes segmentos (professores, estudantes e gestores municipais). O objetivo é consolidar o diálogo e a participação social na definição das políticas educacionais, buscando formulação de subsídios para as conferências nacionais.

A abertura da COEED está programada para as 9h30 desta quinta-feira (7) e, logo em seguida, será realizada uma palestra com o tema central do evento. No primeiro dia de atividades também estão previstas mesas de discussões por eixos temáticos e documentos da COEED, que abordarão, dentre outras questões, o Plano Nacional de Educação (PNE); as políticas setoriais e direito à educação; Educação, direitos humanos e diversidade; valorização dos profissionais da Educação; e gestão democrática e financiamento da educação.

Ainda no primeiro dia da COEED, em paralelo às mesas redondas, acontecerão dez colóquios sobre Educação na atual conjuntura, que irão tratar de temas como Estruturação, formalização e instituição do Sistema de Educação do Estado da Bahia (Documento I do Caderno COEED 2022); Educação Infantil, Ensino Fundamental e BNCC: desafios para uma educação íntegra; Mudanças no Ensino Médio, BNCC e Documento Referencial Curricular (DCRB) da Bahia; Ensino Integrado e Educação Profissional na Bahia: desafios e perspectivas no contexto de reformas; e Oferta, investimento e configuração do Ensino Superior na Bahia: conjuntura e desafios no Sistema de Educação do Estado da Bahia. A programação do primeiro dia será encerrada às 18h30, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com um ato denominado “COEED na praça: em defesa da democracia, da diversidade, da educação pública com participação popular”.

Na sexta-feira (8), a programação será iniciada às 8h, com as plenárias dos eixos temáticos do documento-base e as plenárias de eleição dos delegados por setor/segmento. A palestra de encerramento, que tem como tema “A defesa da educação como projeto de sociedade”, será às 14h30 e, na sequência, acontecerão a homologação de emendas ao Documento Referência e Delegados Eleitos e a aprovação de moções. Integrando à COEED, a partir desta quarta-feira (6) até sexta (8), acontecerá o II Encontro dos Fóruns Municipais de Educação da Bahia, com programação específica dirigida aos coordenadores/as dos Fóruns Municipais de Educação (delegados natos da COEED 2022).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *