Começam nesta sexta (1º) as inscrições para vagas no Programa de Monitores Amigos do MAM

As inscrições para vagas no Programa de Monitores Amigos do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) começam nesta sexta-feira (1º), através do link. Na primeira etapa, serão disponibilizadas 50 vagas presenciais e qualquer interessado pode se inscrever, independente de idade, gênero ou formação, só sendo imprescindível ser maior de 18 anos. No link, os candidatos encontram uma ficha cadastral para ser preenchida e as dúvidas podem ser respondidas através do endereço [email protected] ou pelo telefone (71) 3117-6144.

Sediado no Solar do Unhão, complexo arquitetônico tombado Patrimônio do Brasil desde 1943, em Salvador, o MAM-Bahia é considerado um dos mais importantes museus do país e é o principal centro de arte moderna e contemporânea do estado. A função de monitor é primordial em um museu, pois trabalha com as principais ações do espaço museal, como as exposições, fixas e temporárias. No caso do MAM-Bahia, esses monitores do programa não terão vínculo empregatício e não recebem remuneração, mas ganham treinamentos gratuitos, palestras e visitas internas e externas, dispondo de amplo espectro e aprendizado técnico e intelectual. Ao final do processo de trabalho, os monitores recebem um certificado oficial do Ipac/MAM.

O programa de monitores do MAM se utiliza do site governamental ‘Portal do Voluntariado’. “A ideia é também promover uma experiência mais completa, interpessoal, direcionada e atrativa aos visitantes, bem como estreitar o relacionamento e contato do público com o museu”, explicou o diretor do MAM, Pola Ribeiro. Os monitores também terão vários benefícios no museu, como desconto para filmes e outras atividades.

Segundo a coordenadora do Programa, Flora Benoliel, os candidatos selecionados já prestarão serviços na próxima exposição do MAM, ‘Encruzilhada’, que abre no dia 18 de abril e permanece até meados de agosto deste ano. O MAM fará contato com cada candidato depois das inscrições e da seleção. “Ser um voluntário, independente da área escolhida, desperta no cidadão o espírito cívico, permitindo que o indivíduo expanda as suas relações, trocas e, principalmente, as suas experiências”, finaliza Flora.

Obras de arte

O MAM-Bahia detém um acervo de mais de 1,3 mil obras de arte além do patrimônio material e intangível do local onde está instalado. O complexo arquitetônico do Unhão foi edificado a partir do século XVII, depois restaurado, em 1963, com projeto e coordenação de obras da sua primeira diretora, a arquiteta ítalo-brasileira, Lina Boa Bardi (1914-1992).

Antes da pandemia, o MAM atingia um público de mais de 300 mil pessoas por ano. O museu foi reaberto para o público com a exposição ‘O Museu de Dona Lina’, em agosto de 2021, ficando em cartaz até fevereiro/2022, com mais de 70 mil visitantes contabilizados. O MAM dispõe de seis salas expositivas, um cinema, uma livraria e um café, além de um restaurante-bar, píer e atracadouro, esses três últimos a serem licitados pelo Ipac para contratar empresa para administrá-los.

Catálogo e horários – O MAM dispõe de áreas externas, como Pátio da Mangueira e Pátio do Pôr do Sol.

O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte (http://saladearte.art.br/) ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. Já o projeto Sollar Baía (@sollarbaia, música/gastronomia) termina no final de abril.

Fonte: Ascom/MAM-Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.