sábado, julho 2, 2022

Latest Posts

Começam nesta sexta (1º) as inscrições para vagas no Programa de Monitores Amigos do MAM

As inscrições para vagas no Programa de Monitores Amigos do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) começam nesta sexta-feira (1º), através do link. Na primeira etapa, serão disponibilizadas 50 vagas presenciais e qualquer interessado pode se inscrever, independente de idade, gênero ou formação, só sendo imprescindível ser maior de 18 anos. No link, os candidatos encontram uma ficha cadastral para ser preenchida e as dúvidas podem ser respondidas através do endereço [email protected] ou pelo telefone (71) 3117-6144.

Sediado no Solar do Unhão, complexo arquitetônico tombado Patrimônio do Brasil desde 1943, em Salvador, o MAM-Bahia é considerado um dos mais importantes museus do país e é o principal centro de arte moderna e contemporânea do estado. A função de monitor é primordial em um museu, pois trabalha com as principais ações do espaço museal, como as exposições, fixas e temporárias. No caso do MAM-Bahia, esses monitores do programa não terão vínculo empregatício e não recebem remuneração, mas ganham treinamentos gratuitos, palestras e visitas internas e externas, dispondo de amplo espectro e aprendizado técnico e intelectual. Ao final do processo de trabalho, os monitores recebem um certificado oficial do Ipac/MAM.

O programa de monitores do MAM se utiliza do site governamental ‘Portal do Voluntariado’. “A ideia é também promover uma experiência mais completa, interpessoal, direcionada e atrativa aos visitantes, bem como estreitar o relacionamento e contato do público com o museu”, explicou o diretor do MAM, Pola Ribeiro. Os monitores também terão vários benefícios no museu, como desconto para filmes e outras atividades.

Segundo a coordenadora do Programa, Flora Benoliel, os candidatos selecionados já prestarão serviços na próxima exposição do MAM, ‘Encruzilhada’, que abre no dia 18 de abril e permanece até meados de agosto deste ano. O MAM fará contato com cada candidato depois das inscrições e da seleção. “Ser um voluntário, independente da área escolhida, desperta no cidadão o espírito cívico, permitindo que o indivíduo expanda as suas relações, trocas e, principalmente, as suas experiências”, finaliza Flora.

Obras de arte

O MAM-Bahia detém um acervo de mais de 1,3 mil obras de arte além do patrimônio material e intangível do local onde está instalado. O complexo arquitetônico do Unhão foi edificado a partir do século XVII, depois restaurado, em 1963, com projeto e coordenação de obras da sua primeira diretora, a arquiteta ítalo-brasileira, Lina Boa Bardi (1914-1992).

Antes da pandemia, o MAM atingia um público de mais de 300 mil pessoas por ano. O museu foi reaberto para o público com a exposição ‘O Museu de Dona Lina’, em agosto de 2021, ficando em cartaz até fevereiro/2022, com mais de 70 mil visitantes contabilizados. O MAM dispõe de seis salas expositivas, um cinema, uma livraria e um café, além de um restaurante-bar, píer e atracadouro, esses três últimos a serem licitados pelo Ipac para contratar empresa para administrá-los.

Catálogo e horários – O MAM dispõe de áreas externas, como Pátio da Mangueira e Pátio do Pôr do Sol.

O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte (http://saladearte.art.br/) ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. Já o projeto Sollar Baía (@sollarbaia, música/gastronomia) termina no final de abril.

Fonte: Ascom/MAM-Bahia

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.