Bombeiros da BA participam de seminário de perícia em incêndios

Empenhados em melhorar ainda mais a funcionalidade do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), integrantes do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas (Catp) marcam presença no ‘1º Seminário Nacional de Perícias em Incêndios’ (Senapi), realizado pelo CBM do estado do Espírito Santo (ES).

Série de palestras, que teve início na terça-feira (22) e segue até a próxima sexta (25), no Hotel Senac, em Vitória, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da atividade por meio do compartilhamento de informações entre os profissionais de segurança pública, especialistas em perícias em incêndios no Brasil e em outros países.

O evento, realizado em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), contou com a presença de 27 oficiais baianos alunos do Curso de Especialização em Perícias de Incêndio e Explosão (Ciepe), que atuam na capital e interior, além de profissionais da Polícia Federal.

“Na sexta-feira, esses profissionais apresentarão os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) e concluirão o Ciepe com uma formatura”, contou o major Antônio Ribeiro, lotado no CATP.

Perícia em incêndios

A perícia em incêndios tem o objetivo de identificar causas da queimada, como se deu o alastramento, analisar a atuação do profissional nas ocorrências, além de retroalimentar a atividade do bombeiro, identificar possíveis falhas na atuação operacional e melhorar o tempo/resposta.

“Diferente do trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT), a perícia do CBM não tem foco criminal ou processual e sim de auxiliar ainda mais a atividade do bombeiro de forma que possamos identificar determinadas falhas na atuação e corrigir os nossos processos operacionais”, concluiu o oficial.

Fotos: Divulgação SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.