Aprovado em medicina, ex-estudante de escola pública é recebido por secretário da Educação

Filho de lavrador, Sandro Nascimento, 20 anos, é o mais novo aprovado para o curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A história do ex-aluno da rede pública de ensino estadual viralizou na internet e rendeu homenagens a toda família durante encontro com o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (7).

O futuro médico, sua mãe Luciana Nascimento, seu pai João Batista e o irmão Henrique foram recebidos na Secretaria da Educação (SEC), em uma homenagem a Sandro pela conquista da vaga no curso mais concorrido da UFBA. Na ocasião, o secretário destacou o quanto a história do estudante sensibiliza a todos da equipe da pasta, para continuar sua missão e compromisso com uma educação pública de qualidade.

“Quando um estudante nosso ingressa em uma universidade como a UFBA é um forte indicador de que a escola pública tem validade e de que professores e professoras têm responsabilidade nesse resultado, juntamente a um governo que tem o compromisso de investir na educação”, sinalizou Rodrigues. O secretário aproveitou para destacar a matrícula de 720 mil estudantes na rede pública de ensino baiana.

Vocação

Sandro concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, onde já participava dos projetos de extensão propostos pela escola, como as feiras de ciências, para a expansão de seus conhecimentos e auxílio no direcionamento das suas habilidades.

Foi cuidando da avó paterna, dona Teresa, hipertensa e diabética, que Sandro, ainda adolescente, percebeu o quanto sua dedicação em ajudar era capaz de aliviar o sofrimento daquela senhora. Hoje, prestes a começar sua jornada de seis anos de estudos, o jovem diz demonstrar interesse pela oncologia e iniciação científica.

“Com a medicina quero apurar minhas competências e atuar com honestidade, servindo as pessoas e contribuindo com a sociedade, doando meu trabalho a quem mais precisar”, declarou o calouro.

Trajetória

Durante o ensino médio, Sandro esteve em mostras científicas, e obteve destaque em diversos momentos, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). Dentre as atividades desenvolvidas pelo estudante, um projeto de captação e uso da água da chuva no ambiente escolar, através de caixas feitas com garrafas PET foi apresentado na Feciba.

Desde 2018, no seu primeiro vestibular, o jovem já sabia que queria seguir na carreira na medicina, mas não foi tão fácil conquistar a vaga. Em 2020, chegou perto de realizar seu sonho, foi aprovado em biologia na UFBA, Campus de Vitória da Conquista. Agora, em 2022, ocupará uma cadeira como estudante de medicina, após a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Repórter: Laís Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *