Alunos de escola municipal em Brotas são premiados em festival de cinema

“Mind the Gap” é o título do curta-metragem produzido por estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas. A obra audiovisual conta a história de crianças de rua, que ganham a oportunidade de fazer um curso de inglês.

O vídeo foi premiado com Menção Honrosa pelo júri oficial e Melhor Filme, na 15ª edição do Festival de Cinema Visões Periféricas, da mostra Visorama. Além do troféu, foi sorteada entre o grupo de atores uma bolsa do curso on-line de Produção de Conteúdo para Internet, na Academia Internacional de Cinema.

O filme foi encenado pelos alunos Richard Salinas, Beatriz Oliveira, Caio Rabello, Wesley Borges e Joanderson Souza da Boa Hora, sob a supervisão da professora de Inglês Conceição Rodrigues. A atividade é fruto do curso 3A Social – Aprendizagem Audiovisual Aplicada.

A narrativa propõe a reflexão sobre a urgência de uma educação de qualidade, que garanta acesso à aprendizagem inclusiva e equitativa para todos, em concordância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 da ONU.

Protagonismo – O filme, além de abordar o ensino da língua estrangeira, chama atenção para as desigualdades. “Com um smartphone foi possível produzir um curta de impacto social, provocando momentos de reflexões, não apenas relacionados ao ensino do idioma, mas à educação como um todo. O protagonismo dos alunos da escola também é revelado na produção do trabalho”, conta a professora Conceição Rodrigues.

O curso, oferecido especificamente para professores de escolas públicas, foi criado e desenvolvido por Jordan Mendes, fundador e diretor executivo do Centro de Aprendizagem de Impacto Social – Cais Impactaê. A proposta era que os professores passassem por um processo de formação, desenvolvendo uma série de habilidades, conhecendo na prática algumas abordagens pedagógicas mais contemporâneas.

Janela – Jordan explica que a ideia era fazer um filme com estudantes na escola, entrelaçado ao processo de aprendizagem formal da disciplina que o professor estivesse trabalhando. “Na época, Conceição se inscreveu entre outros professores de cidades diferentes. Mesmo com a pandemia, o filme foi concluído e está reverberando”, festejou.

O estudante Caio Rabello Fermiano das Virgens ganhou no sorteio a bolsa de estudos, mas ainda não sabe se seguirá a carreira no cinema. Ele prefere não descartar a ideia, mas ficou muito contente com a possibilidade de aprender mais. “Gostei muito de fazer o filme, fiquei feliz com a bolsa de estudos, porque nunca ganhei prêmios assim. Não é uma prioridade seguir nessa área, mas é uma janela que pretendo manter aberta”, afirmou.

Para assistir ao filme e mais informações basta acessar os links https://imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2022 e https://lkt.bio/caisimpactae .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.