Governo apresenta programa estadual de voluntariado para usuários da Rede SAC

Apresentar o programa estadual de voluntariado aos usuários da Rede SAC, captando mais pessoas dispostas a doar o seu tempo em prol de questões sociais. Esta é a ação que começou a ser realizada por voluntários inscritos no Programa Bahia, Estado Voluntário e que promete ampliar a rede de solidariedade na Bahia. Inicialmente, a atividade é feita nas unidades SAC da capital, e a ideia é que seja expandida para as do interior.

“Estou aqui com o objetivo de divulgar o projeto e conseguir engajar mais pessoas nessa rede de solidariedade”. Essas são as palavras de Ana Celia Belens, uma das voluntárias que aderiram à nobre missão. Ela tira dúvidas sobre as particularidades da plataforma, demonstra como cadastrar projetos sociais e orienta sobre como se inscrever como voluntário.

Kátia Camillo, coordenadora do Bahia Estado. Voluntário, ressaltou a importância de levar o programa estadual para as unidades da Rede SAC. “Essa busca ativa de novos voluntários permite que alcancemos mais pessoas dispostas a praticar o bem. Vamos potencializar nossa rede de solidariedade”, disse.

Acostumado a ver um grande número de pessoas circulando nas dependências do posto, o gerente do SAC Bela Vista, Juracy Costa Barreto, acredita que a ação vai impulsionar o programa de voluntariado, tendo em vista que as unidades da Rede registram uma rotatividade alta de pessoas diariamente. “A estratégia de trazer o projeto para mais perto das pessoas serve como estímulo à cultura de ajudar o próximo”, considera.

Capacitações na Rede SAC – Paralelo a isso, a coordenação do Programa Bahia.Estado Voluntário realiza capacitações nas unidades da Rede SAC com o intuito de divulgar a plataforma de voluntariado e posteriormente implementar o serviço de busca ativa solidária. Até o momento, as capacitações já chegaram aos municípios de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas e Jequié, durante as caravanas de voluntariado no interior do Estado e na região metropolitana de Salvador.

O programa – A plataforma Bahia.Estado Voluntário possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Os candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer seu cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis. Já as entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem acontece a intermediação.

Lançado em 2019, o programa já alcançou a marca de cinco mil voluntários cadastrados, além de projetos de entidades públicas e privadas. A plataforma de cidadania foi desenvolvida conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.